1/ ARQUIVO/ DESARQUIVO

O >DESARQUIVO é produzido a partir do Arquivo de emergência, uma pesquisa/arquivo desenvolvida entre 2005 e 2010 por A Arquivista e Cristina Ribas. A criação do Arquivo de emergência surgiu simultânea a uma mobilização diferencial na criação e coletivização da arte, analisada por diversos pesquisadores e ativistas. A partir de meados de 1998 observa-se efeitos de contaminação de práticas colaborativas e em espaço público promovendo um contato intenso entre práticas artísticas, comunicativas e expressivas, constituindo > ESFERAS PÚBLICAS e apresentando uma série de conflitos e problemas interessantes ao >CAMPO da arte. No Brasil isso significou a promoção de >EVENTOS e >ESTRATÉGIAS motivadas pela >AUTONOMIA entre os >AGENTES envolvidos, possibilitando experimentações de linguagem para além das ações de crítica institucional, e proporcionando ações de >APRENDIZAGEM.

A complexidade das relações e ações fomentadas incentivaram a adoção da imagem de um >CAMPO de práticas artísticas, tomada como possível para dar lugar a esta >PESQUISA.  O >CAMPO, articulado à produção do comum alia diferencialmente a produção artística aos movimentos e lutas sociais, à produção da linguagem, abrindo novos sentidos para as experiências sensíveis, radicais e disruptivas, que se tornam contingenciais e se abrem à constante mutação.

 

O >DESARQUIVO começa com parte dos materiais coletados pelo Arquivo de emergência (arquivo de impressos com catálogos, folhetos, livros, artigos, zines, adesivos, matérias de jornal, entre outros) entre 2005 e 2010. Parte deste arquivo é transformado neste banco de dados para consulta on-line que se abre à colaboração de demais >AGENTES e de seus materiais. A incompletude do primeiro (Arquivo de emergência) chama a criação do segundo (Desarquivo).

 

A ação de ARQUIVO/DESARQUIVO se torna a dobra que produz uma nova plataforma: o >DESARQUIVO como novo arquivo possível para o compartilhamento de dispositivos mnemônicos, documentais ou diferenciais produzidos a partir das práticas artísticas, comunicativas e expressivas atuais. O >DESARQUIVO se define então pelo seu uso, fazendo-se uma forma particular e aberta de agenciamento artístico. Um grupo de mediadores foi criado para esta plataforma.

 

Os materiais aqui disponíveis incitam a reativação dos >EVENTOS e >ESTRATÉGIAS assim como incitam a constituição de novos saberes, atuando na >HISTÓRIA, e o fortalecimento de redes de conhecimento, corroborando em ações de >APRENDIZAGEM.