Sobre atravessamentos: arte, cidade e a produção do espaço a partir da obra de Rubens Mano

Enviado por aarquivista, qui, 2023-04-27 14:38

São Paulo

Sobre atravessamentos, arte, cidade, a produção do espaço a partir da obra de Rubens Mano. Tese defendida na FAU-USP. São Paulo, 2018. Orientação de Ana Maria Beluzzo {Link para download abaixo}

Resumo:

A experiência de viver em São Paulo certamente foi o principal motor que
mobilizou esta tese. Dentre as cidades brasileiras, a capital paulista é a que
expressa de forma mais intensa e emblemática as contradições de um país
que buscou lançar-se ao futuro, mas que teve seu “espírito moderno” constan-
temente posto à prova diante das dificuldades de construção de uma esfera
pública na periferia do capital. Desde sua fundação, a cidade foi movida pelo
binômio demolição-construção, passou pela edificação do principal parque
industrial nacional, transformou-se paulatinamente em cidade de serviços,
e nos anos 1990 somou-se às cidades globais. Desde então, a vida urbana pau-
listana vem enfrentando duas situações: a que é fruto da herança moderna,
vivenciada em sua incompletude e fragmentação, e a da cidade contemporâ-
nea e suas novas dinâmicas virtualizadas. Nesse panorama, a década de 1990
marcou uma mudança estrutural tanto nos modos de vida da cidade como
nas práticas artísticas, que buscam responder à nova condição urbana, cujo
movimento corresponde ao crescente interesse de parte dos artistas pela cida-
de. Diante disso, a tese buscou examinar como, a partir dos anos 1990, a ex-
periência paulistana se diferencia de contextos históricos anteriores, donde
já se verificava uma aproximação entre os dois mundos. Para tanto, elegeu-se
como objeto de estudo um conjunto de obras de Rubens Mano, tomado como
modelar dos pressupostos teóricos sobre as transformações urbanas verifica-
das no período. O estudo dessas obras salientou dois aspectos fundamentais
em sua trajetória: a revisão crítica do projeto moderno – e a produção de es-
paço dali decorrente –, e uma nova perspectiva crítica e contextualista da arte
contemporânea sobre a vida urbana, que tensiona a obra na direção de um
híbrido capaz de transitar entre os mundos artístico e extra-artístico. Ao lado
de outros artistas, Mano vêm demostrando que o fazer artístico está cada vez
mais imbricado à experiência do cotidiano, atento estética e politicamente à
problemática urbana e suas contradições.

palavras-chave: Rubens Mano; arte contemporânea; arte e cidade; vida urbana


2018



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