Projeto camelô

Enviado por ex0d0, ter, 2011-08-23 01:13


spmb

Rio de Janeiro e São Paulo

{referências de pesquisa: Conversa via telefone, troca de emails; Catálogos: Panorama 2001 (MAM/SP), Revista Item 6. Fronteiras; Revista Polêmica. Imagem}

Como atingir e intimar a sociedade brasileira, essa mesma que financia projetos (a partir de renuncia fiscal) mas não toma conhecimento diretamente dos efeitos de suas benfeitorias? Como aproximar realmente as esferas e os agentes de financiamento, realização e execução de projetos, tanto em artes visuais, arquitetura ou ação pública?

A dupla Eduardo e Karin criou uma "manobra artistica" para relacionar diretamente 100 convidados de uma 'elite' carioca (selecionados através de uma publicação específica: "Sociedade Brasileira: 2000") e a população das Comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira. através do programa "Jardineiros do Bairro" (da ong Viva Rio). O museu torna-se o lugar da transação, e a maquete (obra?) o próprio elemento simbólico da troca. Ao adquirir uma das maquetes expostas sobre mesas de vendedor ambulante, o 'participador' (que no caso deste projeto é intimado pelos autores como 'co-autor') torna-se um benfeitor de um outro projeto de tempo muito mais prolongado que a própria exposição. Para além da visibilidade dos elementos de troca expostos no museu (a carta, as maquetes) a ação ocorre por uma série de procedimentos antes e depois da exposição, que fogem a esse campo de visibilidade à medida que se aproximam cada vez mais de relações reais.

Os pontos tocados e ativados a partir da operação têm desdobramentos infinitos, que continuam-se estrategicamente ao ato da compra (e/ou troca). Aos autores - para os quais a arte através de suas relações já é 'coletiva' -, importa que ações interdisciplinares tenham efeito na esfera pública. Entre seus objetivos, tangenciam a vontade de questionar noções de valor de troca (e com isso a da visão instrumental da arquitetura e da arte) e tornar o próprio sistema em que essas trocas ocorrem a matéria do trabalho que propõe.

Realização:
O Projeto Camelô foi realizado no Rio de Janeiro e exposto no Museu de Arte Moderna dessa cidade em 2001 (jun/jul). Nessa ocasião foram expostas as maquetes sobre mesas de vendedores ambulantes e cópias das 100 cartas enviadas aos convidados do Projeto Camelô.

Na exposição do Panorama 2001, em São Paulo, foram expostas fotografias (cor e preto em branco) como registro do projeto executado no Rio, em 2001.


2000, 2001

Ferramentas de Concatenação


Relacionados



 

Agentes

 

Compartilhe na rede

Comentários

Adicionar Comentário

Se logue ou se registre para poder enviar comentários