Polígono da arte

Enviado por ex0d0, ter, 2011-08-23 01:13


Rio de Janeiro e São Paulo

O "Polígono da Arte" é uma tenda que o artista monta em espaços e/ou eventos específicos, e é destinada à ocupação por artistas e por todos os interessados em se manifestarem. As manifestações que ocorrem "dentro" ou ao redor do território que instala são de caráter autônomo, eventual, da mesma forma que a tenda. Em algumas situações, o Polígono é utilizado em combinação com outros artistas, que partilham o trabalho com suas ações próprias. A tenda demarca esseterritório que passa a ser "da arte", openrando uma espécie de duplicação do espaço sobre si mesmo, em que outras qualidades de potência, de coletivação podem suceder.

O "Polígono da arte" foi criado quase que simultaneamente aos "poligonos de seguurança" da polícia militar do Rio de Janeiro - que fazia uso da mesma conformação-tenda.

Segundo Roosivelt:

"A.R.T.E., Análise Referente a um Tema Específico, ou Ação Referente a Tema Especifico, ou ainda, Ação referente a um Tesão Específico

Representando o conceito da realização de uma ação, e ou, situação artística."

Realização:

No Rio de Janeiro: MAM-RJ, Atrocidades Maravilhosas; Zona Franca, Fundição Progresso; Espaço Cultural Sérgio Porto; Alfândega (Armazém do Cais do Porto no. 5); Evento Resistência, ODEON, Cinelândia; Inclassificados O, Espaço Bananeiras e Largo do Curvelo. Em São Paulo: Casa da Grazi.

Referências de pesquisa: Entrevista e www.borrador.br