O lado de dentro de um Outdoor

Enviado por ex0d0, ter, 2011-08-23 01:13


Clube da Lata

Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro

{Referências de pesquisa: Conversa com os artistas; catálogos do Panorama 2001 (MAM - São Paulo) e catálogo publicado pelo projeto}

Um outdoor publicitário é transformado no suporte de uma caixa-preta, uma pinhole gigante, que gera imagens. O observador, que se coloca diante de um "visor" no qual encaixa sua cabeça, vê como cineminha as imagens que passam diante de si entrando através de um orifício e sendo projetadas de ponta-cabeça no outdoor convertido em branco.

O Clube da Lata, ao realizar essa intervenção em Porto Alegre chamou de "O lado de dentro de um outdoor", projeto que ao participar da série de exposições do Panorama da Arte Brasileira, tornou-se específico para cada situação. Em São Paulo ainda foi o outdoor, mas no Rio de Janeiro e em São Paulo os artistas criaram projetos de câmera obscura adaptados aos lugares de exposição.

Com a intervenção os artistas modificam a natureza do outdoor, que de veículo de publicidade se torna anteparo para as imagens mágicas da técnica pinhole. Provocam a implicação direta da intervenção como possibilidade de ocupação do lugar público, e assinalam a transformação possível dos meios implicados.

Realização: 2001. O lado de dentro de um outdoor, montado sobre o out door do Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre; 2001 e 2002 27° Panorama da Arte Brasileira. MAM. Locais: MAM-SP, São Paulo (SP), na calçada; MAM-BA, Salvador (BA), dentro do museu, a partir de janelas existentes; MAM Rio - Rio de Janeiro (RJ), nas janelas, enviando a imagem para dentro do museu.


2001, 2002