Não falo

Enviado por ex0d0, ter, 2011-08-23 01:13


Salvador

{Referências de pesquisa: Entrevista e piacucaune.com/eventos.html}

Manuel Marcelo Gomes propôs "Não falo" como uma apropriação distanciadas, e talvez autônoma, de alguma produção de Marcel Duchamp, ou talvez a partir de leituras indiretas de sua obra. Essas são hipóteses. A carga erótica/sexual de trabalhos como o urinol e outros trabalhos de Duchamp são influencias para o artista, que opera numa relação de quase diálogo com este artista.

"Não falo" no entanto é uma ação que leva ao extremo a enunciação de uma eroticidade intrínseca quando é levada ao espaço urbano, enunciação que equipara-se às mesmas características dos demais anúncios da cidade - mesmo que não seja essa sua finalidade. Informa. Mas informa o que?

A frase é emblemática ao apresentar uma possível negação de uma "enunciação". Ela não é afirmativa, ou, é afirmativa de um estado de silêncio. Ali, na rua, a frase parece deslocada por completo de um campo instituído do conhecimento, a partir de onde a ação poderia ser conferida junto a um corpo de produção - não exatamente essas obras de Duchamp, mas poderia ser inflexionada a outras disciplinas. Vemos aí alguma coisa de filosofia da linguagem?

Ainda sobre Marcelo Duchamp, o artista escreve, referindo-se (indiretamente) a R. Mutt: "fonte imaterial de desejos intangíveis". Ao analisar suas proposições é necessário pensar se precisamos remeter a outras realização da arte, ou se podemos ficar com a proposição em si.

O que vemos então, se a ação é eminentemente pública?

Realização: 2004. 1° Salão de Maio. Evento organizado pelo grupo GIA. Salvador; 2005. 2° "Intervenções urbanas: arte em território LGBT", Festival de Livre Expressão Sexual. Salvador.


2004, 2005

Ferramentas de Concatenação


Relacionados



 
 

Imagens

Compartilhe na rede

Comentários

Adicionar Comentário

Se logue ou se registre para poder enviar comentários