Coleção Lord Palace Hotel

Enviado por ex0d0, ter, 2011-08-23 01:13


São Paulo

{Referência de pesquisa: http://www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes.php?codigo=600#3bis}

LORD PALACE HOTEL é um projeto de intervenção artística em um hotel recentemente desativado, localizado no bairro de Santa Cecília, na região central de São Paulo. O projeto envolve 27 artistas visuais, três críticos de arte, um grupo de intervenção, um corpo de baile e tem a pluralidade como uma das características centrais. Após quatro meses de encontros e discussões, o projeto ganha a configuração de uma “mostra” que acontece durante 45 dias nas dependências do Lord Palace Hotel - incluindo 32 quartos, lobby e corredores em dois andares.

Estabelecendo estreita relação com o contexto urbano em que o Hotel está inserido - o centro de São Paulo - e, em uma espécie de espelhamento dessa localização central do edifício, o projeto promove um cruzamento de artistas e linhas de trabalho de várias procedências. Uma iniciativa do grupo Casa Blindada, formado em 1999 por artistas plásticas paulistas; o projeto tem por objetivos provocar o intercâmbio e o encontro de diferentes artistas e públicos, problematizar os “interstícios”: evidenciando um espaço não convencional para abrigar obras de arte e valorizando o centro da cidade, colocando-o “entre aspas”, de modo a atrair o público dos arredores, despertando-lhes a curiosidade e o interesse em visitar exposições de arte e museus.

O LORD PALACE HOTEL foi inaugurado em novembro de 1958, com projeto do arquiteto Francisco Della Mana, e fechado em maio de 2004. O Hotel está localizado à Rua das Palmeiras, 78, Santa Cecília, um bairro dos mais antigos da cidade de São Paulo. Essa região, antes habitada pela elite do café, com seus palacetes suntuosos em grandes chácaras de plantação de chá, abrigou a primeira sede do Governo Paulista, nos Campos Elíseos. Também lá, foram fundados os grandes centros de atendimento em saúde da cidade: a Santa Casa de Misericórdia e a primeira sede da Sociedade Beneficência Portuguesa.

Chama a atenção no percurso histórico da região - e em especial da localidade da Rua das Palmeiras - a desconstrução da identidade de um bairro. A região se transformou, ao longo dos anos, de bairro de elite em zona comercial e de serviços. Hoje, o local é freqüentado por comerciantes, moradores de rua, catadores de papel e também por turistas eventuais que, em trânsito, hospedam-se por períodos curtos, na maioria da vezes a negócios.

Participam da mostra : Adda Prieto, Alécio Rossi, Beth Moysés, Bia Gayotto, Caetano Dias, Casa Blindada, Claudio Cretti, Corpo de Baile, Débora Bolsoni, Eduardo Srur, Elida Tessler, Eva Castiel, Fábio Faria, Fanny Feigenson, Francisco Iñarra, Genilson Soares, Gisela Motta e Leandro Lima, Graciela Rodriguez, Iara Freiberg, Kika Nicolela, Manoel Veiga, Mariana Lima, Raquel Kogan, Ricardo Van Steen, Samantha Moreira, Sandra Tucci, Sheila Hara, Silvia Cruz; acompanhamento crítico Cauê Alves, Juliana Monachesi e Paula Alzugaray.


2004


Relacionados



 

Compartilhe na rede

Comentários

Adicionar Comentário

Se logue ou se registre para poder enviar comentários