Rio de Janeiro

{Fonte: Agência AGORA – Cronologia das ações. Rio de Janeiro: 2003 e http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Mour%C3%A3o, acesso em outubro de 2013}

Agora - Agência de Organismos Artísticos, criada por Raul Mourão, Eduardo Coimbra e Ricardo Basbaum, para atuar de forma dinâmica e independente na concepção e realização de projetos, que visam ampliar o campo de atuação e debate da arte contemporânea brasileira.

As atividades da agência, criada em 1999, foram precedidas por uma série de realizações coletivas, iniciadas em 1988 com a criação do Visorama, grupo de discussão em torno das questões modernas e contemporâneas em arte.

Em maio de 2000, com Helmut Batista, fundam e passam a coordenar o Espaço Agora/Capacete, fruto da união dos grupos Agora e Capacete Entretenimentos, localizado na Rua Joaquim Silva, na Lapa, Rio de Janeiro. A coordenação de produção fica a cargo da historiadora Luiza Mello.

Em janeiro de 2002 AGORA e Capacete Entretenimentos desfazem sua parceria, seguindo, a partir desta data, como agências independentes. Em 2003 Agora encerra as atividades.

Ao longo dos quase três anos suas atividades envolveram publicações, colóquios, seminários e exposições com Uri Tzaig, Tsuzuki Kyocihi, Tiago Carneiro da Cunha, Tatiana Grinberg, Ricardo Becker, Raquel Couto, Pierre Huyghe, Paulo Venâncio Filho, Paulo Herkenhoff, Paulo Bruscky, Nobuyoshi Araki, Nicolás Guagnini, Miyuki Kawamura, Marssares, Marcos Chaves, Lula Wanderlei, Livia Flores, Laura Lima, Karin Schneider, Jordan Crandall, João Modé, Hans-Christian Dany, Glória Ferreira, Grupo Foreign Investiment, Fernanda Gomes, Ducha, Dominique Gonzalez-Foerster, Grupo Chelpa Ferro, Carlos Bevilacqua, Carla Gagliardi, Bruno Serralongue e Brígida Baltar.


1999 - 2003