AUTONOMIA

A AUTONOMIA se refere à auto-organização de >EVENTOS  e >ESTRATEGIAS. Demarca um modo de agir e de associar-se, entre AGENTES e ou entre projetos, instituições, espaços. O conceito de AUTONOMIA não determina regras em geral que organizam as práticas, mas demarca uma resistência a modos hierárquicos, autoritários ou que condicionam as condições de realização a regras de outra ordem, econômica ou de poder, que não diz respeito às práticas elas mesmas.

O conceito-ferramenta de AUTONOMIA propõe um novo conceito para pensar as noções de “alternativo” ou “independente”, e pode ser relacionado a termos mobilizados em outros >CAMPOS - como “nomadismo”  e “marginalidade” .

A AUTONOMIA produz a forma de realização ou acontecimento dos >EVENTOS  e >ESTRATEGIAS, muitas vezes assumindo uma / INSTITUIÇÃO PROBLEMÁTICA / dos mesmos, propondo intervenções em situações específicas. A AUTONOMIA ou o que já se chamou no >DESARQUIVO de / CONDIÇÕES DE PRESENÇA / demarca, portanto, as especificidades nos arranjos não apenas contingenciais, mas de longo termo, dos >EVENTOS  e >ESTRATEGIAS. As condições de AUTONOMIA de um >EVENTOS ou  >ESTRATEGIA são resultado portanto do escopo tático, estratégico e do desejo de cada acontecimento.

Os elementos que dizem respeito à construção da AUTONOMIA ou das / CONDIÇÕES DE PRESENÇA / constituem fatores técnicos, artísticos, econômicos e sociais de ação e ativação do contexto onde se atualizam. Viabilizam ou agenciam a forma de acontecimento: local, período, informação que o circunscreve, relação com o participador, vocabulário e linguagem, forma de sustentabilidade econômica do acontecimento, parcerias institucionais e apoiadoras, entre muitas outras.

Com o escopo da AUTONOMIA, um >EVENTOS ou uma ESTRATEGIAS podem gerar todas as condições necessárias para sua realização, estabelecendo à sua forma as proposições de autoria, participação, criação, ... Em outros casos, contudo, as CONDIÇÕES DE PRESENÇA para a realização do EVENTO podem ser fruto de uma / HIBRIDAÇÃO CRÍTICA / com uma situação determinada (critica institucional ou ação tática).

 


>> Listagem de itens e materiais relacionados pela FERRAMENTA "autonomia"