PESQUISA

PESQUISA no DESARQUIVO constitui-se do trabalho de elaboração sensível, inteligível, diferencial, dos >EVENTOS e >ESTRATÉGIAS, extrapolando a idéia de recuperação, reprodução e narração diretiva de acontecimentos e agenciamentos.  A PESQUISA sinaliza a participação em um contexto, ou no próprio >CAMPO de insurgência. São ações de PESQUISA: entrevistas, experiências, textos, visitas, exercícios críticos, parcerias políticas, participações em redes, grupos, seminários, grupos de estudos, parcerias institucionais, entre outros.

A noção de PESQUISA quer interferir nas formas de acesso, circulação e exteriorização da informação sobre a produção em ARTE, criando modos mais cooperativos e menos proprietários. O que caracteriza a PESQUISA no >DESARQUIVO é também o desejo de fomentar ações de potência modificante / INTELIGÊNCIA CONTEXTUAL / EVENTOS DE RUPTURA / desencadeadas a partir do >DESARQUIVO, interferindo nele mesmo, e também criando e fomentando redes de produção crítica. Ou seja, operar naquela articulação CAMPO / COMUM.

A PESQUISA deve considerar a diversidade característica do CAMPO ao qual se relaciona (práticas artísticas, comunicativas, criativas, expressivas, entre outras), incitando novas gravações e transmissões do conteúdo / >DESARQUIVAMENTOS. Pensa-se assim que a medida dos >DESARQUIVAMENTOS extrapola a circulação interna dos sentidos no CAMPO ([DSEN] ativação pela exterioridade), instigando ações de contato e visibilidade distinta para o COMUM ([DSEN] reconhecimento pela interioridade), onde possam também afetar outros AGENTES. O >DESARQUIVO quer estimular a intersecção com CAMPOS REPERCUTIVOS abrindo novos conceitos / CONCEITOS REINVENTADOS /.

O >DESARQUIVO como ambiente de PESQUISA potencializa o encontro de >AGENTES na forma de uma > ESFERA PÚBLICA. E permite contaminar-se da noção de PESQUISA-militante. Na PESQUISA-militante o > AGENTE está implicado totalmente no processo, investigando a si mesmo na sua posição. O > AGENTE-pesquisador mistura-se aos acontecimentos e agenciamentos aos quais se dedica. A condição de PESQUISA-militante busca estimular as reflexões críticas por parte dos AGENTES- pesquisadores atuando na metodologia de suas PESQUISAS, e concomitantemente nos agenciamentos / >EVENTOS e >ESTRATÉGIAS.

A militância poderá amplificar a produção de sentidos circunscrita pelas sistematizações, intensificando as situações de >APRENDIZAGEM e produção de saber em relação às realizações do >CAMPO considerando as imbricações de qualidade e intensidade diversas, espaciais e temporais no >COMUM.

 


>> Listagem de itens e materiais relacionados a PESQUISA ou INVESTIGAÇÃO MILITANTE