Políticas da partilha e da distribuição

Enviado por aarquivista, qui, 2013-09-12 12:16


São Paulo

ARTIGO publicado originalmente no livro "Conexões: Deleuze e Política e Resistência e…", organizado por Marcus Novaes e Laisa Blancy de Oliveira Guarianti (São Paulo, 2013).

{descrição do autor}

Neste texto, escrito em 2012, procuro refletir sobre as reconfigurações da prática política no contexto do capitalismo contemporâneo (em sua dimensão comunicacional, informacional) e da sociedade de controle. Tomo as manifestações de 2011 e a experiência de greve de 2012 como disparadores dos pensamentos para tentar elaborar a idéia de uma política da distribuição, referente às condições de produção do comum e de emergência de novos sujeitos políticos face os mecanismos de captura (políticos e econômicos) da política identitária (da partilha).
No livro, há trabalhos muito interessantes. Destaco o artigo de Philippe Mengue – “Espaço liso e sociedades de controle – ou a última política deleuziana”. Ele dá boas pistas para as discussões entre os pós-estruturalistas e marxistas. Em sua, o conjunto do livro (gestado em 2012) tem muitas contribuições para o atual cenário político brasileiro das “Jornadas de Junho” e suas reverberações.


2013



Relacionados



 

Agentes

Compartilhe na rede

Comentários

Adicionar Comentário

Se logue ou se registre para poder enviar comentários