(Cidade) (Cultura)

Enviado por ex0d0, ter, 2011-08-23 02:13


GOC

Santa Maria

{Referência de pesquisa: troca de email}

"A segunda ação do grupo GOC começou a se configurar quando alguns núcleos de atividades artísticas da cidade, incluindo o nosso, começaram a questionar a função daquele espaço chamado Museu de Arte de Santa Maria. Algumas características do museu: goteiras, má condição da instalação elétrica, acervo em perigo, afora as coisas que já eram próprias do lugar, como pé direito baixo e péssima iluminação"(Fernanda Gassen, do grupo GOC)

Com a iminência do fehamento do Museu, o grupo, através de uma ação de ocupação, tentou expor a público a situação do local, exigindo uma resposta da prefeitura, e conseguindo ampla divulgação na imprensa.

O título da ocupação refere-se ao título da cidade, que é conhecida como "Cidade cultura". No entanto o grupo questiona essa herança separando uma da outra, referindo-se à separação que acontece realmente, em que a cidade não está potencialmente relacionada à cultura produzida, fato sintomático de que nem o museu estava em condições de funcionamento. Através da ação o grupo procura pôr em relação as esferas do fora e do dentro do Museu, incluindo possivelmente ao debate aqueles que nunca haviam se sentido intimados.

Ao longo de uma semana cada integrante do grupo montou uma barraca de lona preta (talvez em alusão às ocupações-protesto), que protegiam também das goteiras do local. Nas paredes desenhos e pinturas dos artistas eram expostas e "interditadas" por faixas pretas. Na abertura da ocupação o grupo serviu bolacha Maria e água. "Houve uma repercussão grande nos jornais da cidade, mas não evitamos o fechamento, nem conseguimos reforma, nem nada. Na realidade sabíamos que isso aconteceria, mas há sempre alguma esperança."

Realização:
A exposição/ocupação (cidade) (cultura) foi realizada entre 19 de outubro e 1 de novembro de 2002 no MAM - Museu de Arte de Santa Maria, em Santa Maria (RS)


2002

Ferramentas de Concatenação


Relacionados



 

Agentes

GOC


Compartilhe na rede

Comentários

Adicionar Comentário

Se logue ou se registre para poder enviar comentários