Grupo Empreza

Enviado por ex0d0, qui, 2011-08-18 13:45
Goiânia, GO

O Grupo EmpreZa foi formado em 2001, na cidade de Goiânia, GO. Desde então, tem trabalhado especialmente no campo da performance, e mais recentemente, com a criação de vídeo, animação e fotografias derivados das ações performáticas. Em sua trajetória já participou de diversos encontros de coletivos, residências artísticas e mostras nacionais e internacionais.

O Grupo acredita na arte como veículo de uma expressão política potencialmente transformadora, que a arte transforma porque a arte “move“. A arte tem aquilo que os antigos latinos chamavam de movere, que é a capacidade de nos mover. Se a arte move é porque é uma força, e as forças transformam. Neste caso, o movimento transformador ocorre, antes, no espírito, como “comoção“. A arte tem o poder de co-mover, de fazer com que os espíritos se comovam (movam-se juntos). Os movimentos do espírito, claro, revelam-se depois nos movimentos dos corpos. Isto é política. Neste sentido, a pesquisa poética do Grupo Empreza interessa-se pelo uso do corpo do performer, enquanto signo político, em suas relações com a imanência e a exterioridade; as relações de um corpo com outros corpos, de uma carne com outras carnes (de pessoas e coisas).

O GE explora as arestas destas relações, explora as incongruências, as fraturas que habitam estes encontros com a alteridade; e também os desastres, dores, esmagamentos, embates e tensões que nos perpassam enquanto sujeitos históricos e contemporâneos, atravessando nossos corpos e tramando linhas que buscam nos delimitar. Em outras palavras, a constante poética do Grupo é a do embate do ser humano com o mundo, e os atritos e fadigas desta empres(z)a.

Os atuais integrantes são: Aishá Kanda, Helô Sanvoy, João Angelini, Marcela Campos, Paul Setúbal, Paulo Veiga Jordão, Rava, Rafael Abdala e Thiago Lemos.

Já foram integrantes: Alexandre pereira, Babidu, Bia Miranda, Christiane Frauzino, Fábio Tremonte, Fernando Peixoto, Keith Richard, Mariana Marcassa.



Ferramentas de Concatenação

Relacionados do Autor



 

Documentos

 


Relacionados



 

Estratégias

 

Documentos

 

Compartilhe na rede

Comentários

Adicionar Comentário

Se logue ou se registre para poder enviar comentários